PAAF – PULMÃO
PAAF DE PULMÃO
O que é?
Trata-se de uma Punção aspirativa por agulha fina (PAAF) realizada quando há uma massa ou nódulo em pulmão. Nesta modalidade o uso de métodos de imagem como a tomografia computadorizada auxilia a identificação exata do nódulo e permite a visualização simultânea da coleta do material, garantindo maior eficácia e melhores resultados mesmo em nódulos muitos pequenos e áreas mal delimitadas.
A PAAF está indicada para diagnóstico de diferentes doenças, permitindo a identificação do tipo de doença e por vezes inclusive do agente etiológico da mesma.
A PAAF de pulmão guiada por tomografia computadorizada deve ser realizada sempre em ambiente hospitalar com a participação de um clínico, cirurgião torácico ou pneumologista responsável pelo seguimento pós-punção.
Pacientes em uso de anti-coagulantes (heparina, Warfarin, etc.) deverão consultar seu médico quanto à necessidade de suspensão destes medicamentos. Outros tipos de medicação devem ser mantidas normalmente.
O exame pode ser realizado pelos patologistas da Diagcel que se deslocam para hospitais que contem com a tomografia computadorizada para orientar a punção. O laboratório Diagcel pode também receber as lâminas para análise citológica quando a punção é realizada por outros médicos.
No procedimento, a lesão pulmonar é identificada através da tomografia e devidamente marcada, com posicionamento da agulha e então coleta do material conforme demonstrado neste vídeo
Em algumas situações é possível também a visualização simultânea do processo através da tomografia conforme demonstrado aqui
O material da punção aspirativa é processado para análise citológica por meio de esfregaços e emblocados em parafina. Para complemento da análise pelo patologista podem ser realizados, nos esfregaços e emblocados, além das técnicas convencionais, alguns métodos complementares. Adicionalmente o material da punção pode ser utilizado, a pedido do médico responsável, para exames como dosagem hormonal e culturas. Estes exames precisam ser solicitados antes da coleta do material e para aqueles que a Diagcel não realiza, o material será fornecido para o paciente devidamente acondicionado, com as orientações necessárias.
O resultado é liberado em cerca de 3 dias úteis
Uso de métodos complementares
Este material pode ser processado para visualização direta ao microscópico e também utilizado para a realização de métodos auxiliares como colorações histoquímicas, imunocitoquímica, PCR, microscopia eletrônica e citometria de fluxo.
Para informações sobre a realização deste exame através de convênios e planos de saúde, consulte a seção Convenios.